Postagens

16 de abr. de 2013

Manteiga X Margarina


Diferenças entre manteiga e margarina

Ambas têm a mesma quantidade de calorias.
A manteiga tem um pouquinho mais de gordura saturada - 8 gramas contra 5 gramas .
A manteiga existe há séculos e a margarina há menos de 100 anos.

Os Benefícios da Manteiga
Existem numerosas ideias falsas acerca da manteiga e paira uma grande confusão na cabeça das pessoas: “faz engordar”, “aumenta o colesterol”, “é um alimento pesado”. Essas são algumas alegações injustas contra este alimento.
Sabendo que as gorduras são indispensáveis à alimentação e que, como recomenda a Organização Mundial de Saúde, devem fornecer cerca de 30% das nossas calorias diárias; é importante efetuar escolhas criteriosas das gorduras que devemos eleger para nosso consumo.
Os benefícios nutricionais da manteiga:
¨       É a única matéria gorda que disponibiliza uma quantidade notável de VITAMINA A. A manteiga contém ainda outras vitaminas em menores doses: VITAMINAS D e E;
¨       É digerida com grande facilidade, sendo o seu tempo de permanência no estômago menor que o das outras gorduras e tendo uma ação suave sobre as vias biliares.
¨      Em alguns casos, ela pode ser consumida mesmo havendo doenças do aparelho digestivo, hepáticas, biliares, pancreáticas e, quando conscientemente, pode ser consumida em todas as idades.
¨       Aumenta a absorção de muitos nutrientes presentes em outros alimentos.
¨      A manteiga é muito mais gostosa do que a margarina e pode melhorar o sabor de outros alimentos.
Margarina: Comer margarina pode aumentar em 53% a incidência de doenças cardíacas em mulheres, quando consumida na mesma quantidade que a manteiga, segundo um estudo recente da Universidade de Harvard. Tem teor altíssimo de ácidos graxos tipo trans. Triplica o risco de doenças coronarianas. Aumenta o nível de colesterol total e do LDL (o   "mau" colesterol); reduz o nível de colesterol HDL (o "bom" colesterol). Aumenta, em cinco vezes, o risco de câncer.

Qual a quantidade de manteiga  podemos comer diariamente?
A manteiga deverá ser consumida nas quantidades de 20g por dia no adulto e 30g por dia no adolescente e na mulher grávida ou em período de aleitamento.
A manteiga é indispensável na criança e para o adolescente, fornecendo constituintes indispensáveis à formação do sistema nervoso.
Nos desportistas, profissionais ou amadores, a manteiga participa de uma dieta equilibrada por ser rapidamente metabolizada. Nos idosos é recomendada pela sua fácil digestão e teor de vitamina A. Além disso, pelas suas qualidades gustativas, estimula o apetite.

Dra. Maria Francisca Da Silva
Nutricionista Clínica Funcional – Personal Diet, Esportiva e Fitoterapia
Coordenadora Multidisciplinar do Programa de Educação Alimentar
“Saudável é Comer Bem e Estar Bem”.
Sorocaba. Telefones: (15) 3011-9199 - Celular: (15) – 9107-4335.

Nenhum comentário:

Postar um comentário