Postagens

9 de nov. de 2014

Escarola ou chicória?

Escarola ou chicória?


Durante o curso de culinária funcional, sustentátel e saudável, enquanto eu passava para a turma os alimentos de época,  surgiu a dúvida: escarola e chicória são a mesma verdura?
Eu sempre achei que sim, inclusive nas feiras, em algumas barracas está escrito chicória e em outras escarola. Curiosa que sou, recorri ao google e encontrei várias explicações, mas existe muita confusão sobre o assunto. Encontrei essa matéria no site:

Uma famosa desconhecida: apesar de a escarola ser velha amiga dos brasileiros, muito popular como cobertura de pizza e recheio de esfihas, é grande o números de pessoas que não sabe que a verdura é, na verdade, um tipo de chicória — que, com esse nome, parece não ser tão comum por aqui.
As folhas dos diversos tipos de chicória são utilizadas na culinária desde o tempo do Antigo Egito e na civilização greco-romana, os poderes medicinais da planta já eram valorizados.
Assim, tornou-se ingrediente de diversas formulações farmacológicas: tônicos, bebidas para combater a febre, xaropes vermífugos, purificantes do sangue...
Os índios Cherokees, da América do Norte, empregam a sua raiz para fazer um tônico do sistema nervoso. Algumas tradições atribuem às chicórias o poder de tratar de insuficiência hepática a herpes labial.
O que se sabe hoje é que as chicórias têm uma substância com efeito prebiótico, que estimula a produção de bactérias benéficas que vivem no trato intestinal e servem para, entre outras coisas, aumentar as defesas do organismo e melhorar o trabalho do intestino.
Por volta do século 13, tipos de chicória como a escarola começaram a se disseminar pelo continente europeu. No Brasil, há registros de cultivo do vegetal desde a chegada da família real portuguesa ao país, mas foram os imigrantes italianos os principais responsáveis pela sua popularização.

Abaixo estão também definições do site wikipédia: 

·         Cichorium endivia - a endívia verdadeira é uma espécie cultivada para utilização em saladas. Possui um sabor ligeiramente amargo e são-lhe atribuídas propriedades medicinais; também muitas vezes designada chicória. A escarola (também chicória-lisa) - Cichorium endivia var. latifolium e a endívia-frisada (também chicória-frisada) -Cichorium endivia var. crispum são endívias verdadeiras.
·         Cichorium intybus - a chicória comum é uma erva arbustiva perene com flores azuis. Cresce selvagem na Europa, donde é nativa, e na América do Norte, onde se naturalizou. Se cultivada pelas suas folhas, utilizam-se as variedades conhecidas como almeirão (chicória-amarga) (Cichorium intybus var. intybus), chicória-de-bruxelas (também endívia-belga ou endívia-francesa) (Cichorium intybus var. foliosum) e chicória-italiana (com folhas de tons vermelhos,radicchio, variegato di Castelfranco, etc.). Outras variedades são cultivadas pelos seus tubérculos, como a Cichorium intybus var. sativum, que é utilizada na produção de substitutos do café.

Se alguém tiver mais informações sobre o assunto, e quiser me escrever, podemos divulgar no blog. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário